quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Simulacro de incêndio

O simulacro de incêndio e evacuação realizado teve como objectivo geral testar o plano de emergência interno da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro. O Delegado da Segurança da Escola e o Clube de Protecção Civil dinamizaram esta actividade que contou com a presença das seguintes entidades externas: Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e GNR.

Descrição da situação simulada: 
No dia 07 de novembro de 2012, pelas 10h25, nas instalações da cantina, situadas no Bloco 2, Rés-do-Chão, deflagrou um violento incêndio originado por um curto-circuito. Em função da ocorrência, e como forma de prevenção, foi necessário evacuar imediatamente todos os edifícios/blocos e alertar as entidades para o combate a incêndio e prestação de socorro.
Uma vez detetada e comunicada a situação ao responsável de segurança, o mesmo ativou o plano de emergência com indicações imediatas para o acionamento do alarme e contacto dos Bombeiros de Terras de Bouro. 
Imediatamente, face à situação de emergência, a equipa de alerta constituída pelo corpo de funcionários operacionais da escola mobilizou-se para os locais de controlo e orientação de todas as pessoas.

Num tempo de quatro minutos e meio após o sinal de alarme, todas as pessoas se encontravam concentradas no ponto de reunião. 
Seis minutos após ter soado o alarme, os Bombeiros de Terras de Bouro apresentavam-se à entrada da escola onde o responsável pela segurança os aguardava para fornecimento das informações necessárias. Já no local do sinistro, os Bombeiros avaliaram a situação e garantiram as condições de segurança para o decurso das operações de combate ao incêndio. Seguiram-se 15 minutos de intervenções e verificações nos diferentes espaços e equipamentos da escola. 
Após a avaliação, concluiu-se que a evacuação das pessoas decorreu com muita ordem e em tempo adequado, tendo os bombeiros concluído que havia necessidade de melhorar a evacuação das pessoas em determinados locais, a saber: no edifício do 1º Ciclo, com a abertura de uma saída de emergência da varanda do 1º andar; no campo de futebol (junto ao Pavilhão Gimnodesportivo), que serviu de local de concentração, uma vez que também não há qualquer saída deste recinto. Vinte e cinco minutos após ter soado o alarme, foi dado por terminado o exercício e solicitado que todas as actividades regressassem à normalidade. 
Terminado o simulacro, houve um pequeno “briefing” que contou com a presença do Clube de Protecção Civil e das entidades externas intervenientes (Bombeiros de Terras de Bouro). 
 Já na próxima sexta-feira haverá uma reunião com todos os responsáveis, de forma a serem discutidas e sinalizadas algumas não conformidades e serem feitas propostas de melhoria. 
O Delegado de Segurança, Prof. Manuel Adelino Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário